Pesquisar neste blog

quarta-feira

Joseph Goebbels - NOSSO HITLER

Meus compatriotas! Homens e mulheres! Há dois anos, em 20 de Abril de 1933, quando Adolf Hitler apenas levava escassos três meses no poder, pronunciei pelo rádio uma alocução ao povo alemão, durante a ocasião do aniversário do Führer. Assim como então, tampouco é hoje minha intenção dar leitura a um artigo editorial ardente. Deixo isto aos mais aptos a este estilo. Tampouco é meu desejo efetuar uma apreciação à obra histórica de Adolf Hitler. Pelo contrário, hoje, no dia do seu aniversário, creio que tenha chegado o momento de por diante dos olhos de todo o mundo o ser humano Hitler, com toda a magia de sua personalidade, com a força misteriosa e penetrante de sua atuação individual.

Possivelmente já não há ninguém no vasto globo que não o conheça como um homem de Estado e grandioso condutor do povo. Mas somente a poucos lhe é concedido vê-lo diariamente desde a proximidade mais imediata como ser humano, ter essa vivência e, quisera agregar, aprender a compreendê-lo e amá-lo justamente por ele ser tão profundo. A esses poucos também somente se lhes revela o milagre do por que e como foi possível que um homem que há apenas três anos ainda tinha a metade do povo contra si, e que na atualidade vê os seus compatriotas estarem acima de todas as dúvidas e críticas. Porque se a Alemanha encontrou em algo uma unidade que jamais pode ser comovida, é na convicção de que Hitler é o homem do destino, que leva em si a vocação de voltar a conduzir a Nação, desde o desenvolvimento interior mais terrível e de uma infame humilhação política exterior, para a ansiada liberdade.

O fato de que um homem, ao realizar esta obra, que às vezes também requereu decisões muito duras e impopulares e que mesmo assim, tenha estado junto ao coração de todo um povo, é, talvez, o mistério mais profundo e milagroso de nosso tempo. Não se pode explicar unicamente pela obra puramente objetiva; porque precisamente aqueles que brindaram os sacrifícios que deveriam, sentiram de modo mais profundo e feliz sua missão, professando-lhe o amor mais sincero e ardente como Führer e homem. Este é o resultado da magia de sua atuação pessoal e de sua humanidade pura e fiel.

Desta humanidade, tal como se revela de maneira mais límpida a aqueles que lhe estão mais próximos, falaremos nesta ocasião.

Como toda humanidade genuína, assim também esta é sincera e clara no ser e na ação. Isso se evidencia tanto nas coisas menores como nas maiores. A clareza sincera que se incorpora em sua imagem política é também o princípio dominante de toda sua vida. Não teria sido de outro modo e se assim o fosse, seu povo não o reconheceria. Seu cardápio cotidiano é o mais simples e modesto que se possa imaginar. Não varia em sua apresentação, quer se encontre na mesa com somente seus mais íntimos amigos, quer como um importante convidado. Quando há pouco, em oportunidade de recepção aos Hauwalter da Winterhilfswerk, um antigo membro do Partido lhe solicitou depois do almoço que lhe autografasse um cardápio como recordação. Hitler titubeou um instante e disse sorrindo: "Faça o mesmo. Para nós, os cardápios nunca são incrementados e qualquer um pode tê-los à vista”.

Adolf Hitler é um dos poucos chefes de Estado que à parte de uma única alta distinção que obteve na guerra por um valor pessoal máximo, como simples soldado, nunca leva ordens nem medalhas honorificas. Isto é uma prova de reserva, mas também de orgulho. Não há sob o sol nenhum homem que pudesse distingui-lo fora de si próprio. Toda falta de oportunidade lhe desagrada; mas, ali onde deve representar o Estado e a seu povo, faz a tudo com tranqüila dignidade.

E por trás de tudo o que é e se faz, está o conceito que o grande soldado Schlieffen expôs em sua obra: "Ser mais do que parecer!". A ele se une uma laboriosidade e uma tenacidade na perseguição das metas fixadas que se sobrepõem amplamente à força humana comum. Quando há poucos dias voltei a me encontrar novamente em Berlim, a uma da manhã, depois de duros dias de trabalho, e quis retirar-me para descansar; todavia, fui chamado à sua presença, a fim de apresentar um informe, e às duas da manhã, Hitler ainda falava em seu domicílio, sem dar mostras de cansaço, estando em plena tarefa. Logo, ele solicitou que se fizesse uma exposição que se estendeu em quase duas horas, sobre as construções das pistas do Reich, tema que, como se pode ver, aparentemente estava por completo à margem dos grandes problemas da política exterior dos que se havia ocupado todo o dia, desde a madrugada até a entrada da noite.

Antes do último Dia do Partido de Nuremberg, tive o privilegio de ser seu hóspede durante uma semana em Obersalzberg. Entre a noite, até 6 ou 7 da manhã, saía um resplendor de luz de sua janela: o Führer ditava os grandes discursos que pronunciaria uns dias mais tarde, no Congresso do Dia do Partido. No Gabinete, não se aprova nenhuma lei que ele não tenha analisado até seus últimos detalhes. Ele é o especialista militar da mais alta preparação; toda peça de artilharia e toda metralhadora passam por suas mãos, pois ele as conhece como um perito; é como estar em uma exposição, pois ele está familiarizado em todos seus pormenores.

Seu modo de trabalho está orientado à clareza completa. Nada lhe é mais estranho que o apuro nervoso e a hipertensão histérica. Ele saber melhor que qualquer outro que há centenas de outros problemas a serem resolvidos. No entanto, ele escolhe a dois ou três de maior importância e assim, não se deixando influenciar para solucioná-los pela gravidade dos restantes, ele reconhece que apenas com a segurança das questões mais simples é que os outros problemas se resolvem por si só.

Ao atacar os problemas, mostra, por um lado, a dureza que é necessária para impor os critérios fundamentais, e, por outro, a elástica flexibilidade que é indispensável no emprego dos métodos. O Führer é tudo menos alguém repleto de princípios jactancioso e adorador de esquemas; no entanto, nem seus princípios ou esquemas jamais foram insuficientes, pois ele os aborda de uma maneira que os faz duradouros e soberanos. Suas metas nunca são mudadas. O que faz hoje é o que ele havia dito em 1919. Mas mutáveis foram sempre em correspondência com as situações de cada caso, mudando os métodos que pôs em ação para a consecução de seus fins. Quando em agosto de 1932 lhe foi oferecida a vice-chancelaria, declinou rotundamente com palavras lacônicas e secas. Ele tinha a convicção de que o tempo ainda não estava maduro e que o sonho no qual se queria colocar aparecia como demasiado estreito para permanecer parado sobre ele. Quando o 30 de janeiro de 1933 abriu-lhe uma porta a mais ao poder, transpassou-a valentemente, ainda que não estivesse submetido a toda responsabilidade; porque ele sabia que a base sobre a qual agora estava parado, era suficiente como para começar desde ali a luta pela totalidade do poder. Os sabichões não queriam entender nem a um nem a outro; hoje, no entanto, pedem-lhe humildemente por seu perdão, porque não somente os superou na tática senão também na condução estratégica dos princípios em cujos defensores se haviam erigido em miopia prepotente.

No verão passado, circularam pela imprensa dois retratos que representavam o Führer em toda sua solidão, de maneira mais comovedora possível: o primeiro o mostra ao dia seguinte do 30 de junho, quando teve de lavar com sangue a traição e o amotinamento, saudando ao público da janela da Chancelaria do Reich, a Reichswehr. Seu rosto quase petrificado pela dilacerante amargura das difíceis horas que acabava de viver. O segundo, depois de sua última visita ao agonizante Generalfeldmarschall, ao abandonar a casa do Presidente do Reich em Neudeck. O rosto assombrado, tomado pela dor e a tristeza diante da morte implacável que dentro de poucas horas arrancara seu amigo paternal. Com dom quase profético, ele nos havia previsto em intimidade os graves perigos do ano de 1934 já em uma noite de Ano Novo, assinalando, assim mesmo, que possivelmente neste ano Hindenburg nos seria arrancado. Logo isto ocorreu. E no rosto endurecido de um solo se expressava, não lamentando, mas estando chateado com a dor de todo um povo.

Todo esse povo adere a ele não somente com veneração, mas com um amor profundo e cordial, porque tem a convicção de que também Hitler pertence a ele, que é carne de sua carne e espírito de seu espírito. Isto se expressa inclusive nas coisas menores e mais fúteis da vida diária. Impera na Chancelaria do Reich, por exemplo, uma camaradagem respeitosa que é reservada do mesmo modo até ao último homem SS do comando de escolta com o Führer. Quando viaja, todos vivem no mesmo hotel e em condições idênticas. É de estranhar, pois, que justamente a gente mais humilde lhe seja adepta mais fielmente? É que tem o convencimento instintivo de que isto, longe de estranhar uma postura artificial é a conseqüência espontânea de um modo de ser bastante natural.

Há algumas semanas, cerca de 50 jovens alemãs do exterior, que passaram um ano realizando cursos na Alemanha do Reich e deviam retornar à sua pátria de sangue, solicitaram na Chancelaria vê-lo por alguns minutos. Ele as convidou para entrar e durante horas tiveram de maravilhar com a vista das pequenas casas e vistas modestas. Ao despedirem-se, entoaram repentinamente a canção "Wenn alle untreu werden" e as lágrimas brotaram de seus olhos. Em meio a elas todas, estava em pé o homem que havia chegado a ser a quintessência da Alemanha eterna, quem teve amáveis e bondosas palavras de consolo para que as acompanhassem em seu difícil caminho.

Do povo veio e nele permaneceu. O que durante dois dias em conferência de quinze horas com os estadistas da Inglaterra dominadora do mundo, em diálogo afilado e com um domínio magistral dos argumentos e das cifras, negocia sobre as questões que fazem o destino da Europa, fala com a mesma naturalidade lógica à gente do povo e mediante um "tu" de camaradagem da guerra, que se adianta com o coração palpitante e que talvez durante dias, formula a pergunta de como haveria de dirigir-se a ele e que é o que deveria lhe dizer. Mesmo os menores lhe acercam com alegre confiança, porque sentem que é seu amigo e protetor. Todo o povo o ama porque em suas mãos se sentem protegidos, como um filho nos braços da mãe.

Este homem está fanaticamente possuído por sua casa. Sacrificou-lhe sua felicidade e sua vida privada. Para ele, não existe outra coisa senão sua obra, que o absorve por completo e a ela, ele serve, com humildade interior, tal qual o mais fiel trabalhador do Reich.

Um artista se converte em homem de Estado, e em sua reconstrução histórica se revela novamente sua mais alta capacidade artística. Ele não necessita honras exteriores; ele as honra na forma mais persistente e imperecível sua própria obra. Mas nós, que temos de estar diariamente próximos dele, recebemos a luz de sua luz e a coluna que é guiada por suas bandeiras; queremos ser somente seus seguidores mais obedientes. Freqüentemente diz-se nesse pequeno circulo de seus combatentes mais antigos e de aqueles que gozam de sua maior confiança: "Terrível será o dia em que o primeiro de nós morrer e cair em um vazio, em um lugar onde não se possa levar". Que um ato bondoso ainda permita que seu lugar esteja ocupando o maior tempo e que ainda durante muitos decênios sua Nação sob sua condução, que possa prosseguir o caminho para a nova liberdade, grandeza e poder. Este é o desejo mais sincero e ardente que hoje todo o povo alemão põe a seus pés, em sinal de gratidão. E assim como nós, que estamos reunidos estreitamente ao seu redor, diz nesta hora o último homem na aldeia mais remota: "O que foi, o é; e o que és, continuarás sendo: Nosso Hitler!".