Pesquisar neste blog

sábado

Os Amish



Costumo criticar o cristianismo, mas admiro muito este grupo que consegue manter-se isolado e ser tão conservador. Os Amish são descendentes dos grupos suíços de anabatistas chamados de Reforma radical. O Anabatistas suíços tiveram suas origens com Felix Manz (ca. 1498-1527) e Conrad Grebel (ca.1498-1526). O nome "Menonita" foi aplicado mais tarde e veio de Menno Simons (1496-1561). Simons era um padre católico holandês que se converteu ao Anabatismo em 1536. O movimento Amish começou com Jacob Amman (c. 1656 - c. 1730), um líder suíço dos Menonitas que acreditava que estes estavam se afastando dos ensinos de Simons.
Estimativas do início da década de 2000 apontavam a existência de 198 mil membros da comunidade amish no mundo, sendo 47 mil apenas na Pensilvânia . Esses grupos são compostos por descendentes de algumas centenas de alemães e suíços que migraram para os Estados Unidos e o Canadá.
Os amish preferem viver afastados do restante da sociedade. Eles não prestam serviços militares, não pagam a Segurança Social e não aceitam qualquer forma de assistência do governo. Muitos evitam também ter seguro de vida.



Eles seguem um estilo de vida predominantemente rural, e vivem em fazendas dentro de vilarejos espalhados pelo país. Consideram este modo de vida uma forma de se manterem afastados dos não puros, que poderiam afetar seu conservadorismo.



Suas casas são de estilo funcional e simples, sem muitos móveis ou decorativos, tendo apenas o necessário. A iluminação é de lampiões à óleo ou à gás (Permitido pelo Ordnung) e velas. Todo o trabalho na fazenda é feita com cavalos (Os cavalos Amish são cavalos de carga. Estes cavalos têm pernas grossas, ombros e ancas musculosos.) embora a Ordem aceite alguns aparelhos que possam facilitar (como aparelhos automáticos de extração de leite com tanques de refrigeração.)Vento, água e energia solar são também permitidos como fontes de energia porque promovem o isolamento.

A língua oficial é um dialeto alemão conhecido como Alemão da Pensilvânia (Pennsylvania Dutch.



Quando o jovem Amish completa 16 anos acontece Rumspringa, antes do batismo o jovem tem o direito de conhecer o mundo moderno, e após conhece-lo o jovem tem o direito de escolha: Se ele aceitar ser batizado, oficialmente fará parte da igreja e dos preceitos da sociedade Amish, mas se ele escolher não seguir mais o estilo de vida Amish, ele pode sair do vilarejo e entrar no mundo moderno. Entretanto, a partir deste ponto o jovem é afastado da comunidade Amish permanentemente. Ele pode voltar à comunidade como visitante. Como a criança é educada sob os ensinamentos da Ordem durante toda a infância, sem nenhuma inclinação para essa outra opção, é muito raro ver um jovem que nasceu na comunidade Amish e desistiu de seguí-la.



O culto Amish é praticado da mesma maneira desde a incepção do Anabatismo na época da Reforma. O Culto é voltado a Deus e não tem o caráter evangelizador, portanto práticas como "chamada ao altar" ou "aceitar Jesus" não existem. Não constroem igreja, assim reúnem-se em casas privadas ou em salas de escolas. As mulheres sentam-se separadas dos homens e cobrem a cabeça com um véu. O culto inicia com uma invocação de algum dos anciãos, seguem-se hinos, cantado do hinário Ausbund, que é o mesmo texto desde o século XVI e não contém notação musical. Então há uma oração, onde todos se ajoelham silenciosamente até que algum membro masculino ore pela igreja. A leitura e pregação da Bíblia é feita extemporaneamente, sem sermões preparados, e muitos elterns (anciãos) abrem as Escrituras aleatoriamente. Seguem uma oração do ministro e uma bênção final. A congregação se despede com um ósculo.